quinta-feira, 19 de maio de 2011
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Os Vondas: Novas-velhas historias sobre Os Vondas.
Os Vondas: Novas-velhas historias sobre Os Vondas.: "Houve uma época, em plena repressão da ditadura militar que, enquanto alguns jovens paranaenses estavam engajados na luta armada e no movime..."
Novas-velhas historias sobre Os Vondas.
Houve uma época, em plena repressão da ditadura militar que, enquanto alguns jovens paranaenses estavam engajados na luta armada e no movimento contra a ditadura, nós da
banda Os Vondas, todo sábado de manhã, após o programa Ponto 6, da TV Paraná canal 6, reuníamos um grupo de jovens do movimento hippie local, (com o qual tínhamos muita
afinidade), e seguíamos para a praça Ouvidor Pardinho, em frente ao antigo quartel, onde ficavam os presos políticos e passávamos a tarde toda do sábado cantando e "proferindo"
discursos "inflamados" contra a censura, no intuito de "protestar" contra a falta de liberdade no Brasil. Havia uma música de minha autoria que se chamava "Ponham as barbas de molho", que dizia coisas como: Cabeças vão rolar/ O que hoje é "dita-dura", amanhã “há ditá-mole" e outras coisinhas "fortes", mas ao invés de sermos molestados pelos soldados, estes ficavam debruçados sobre o muro do quartel apreciando o show e de vez em quando assoviavam para as meninas que acompanhavam grupo. Ao final do dia dizíamos: "Hoje foi um grande protesto" rsrsrsrsr!!!
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Os Vondas - A 1ª banda de Hard Rock paranaense.
L to R: Beto-Drum, Jotade Silva-Lead Guitar, Sergio Macedo-Rhythm Guitar, "Pufinho"-Sax, Gaucho-Bass.
A banda paranaense "Os Vondas" foi fundada em 1.965, pelos músicos Jotade Silva e Serginho Macedo, ambos oriundos da banda "Os Traviatas", cuja existencia teve curtíssima duração, já que parte dos membros não tinham objetivo de seguir carreira musical e estavam unidos apenas "por farra". Diz Jotade Silva.
Os Vondas tiveram um papel importante na historia da música paranaense por terem sido um dos primeiros grupos musicais a apresentar composições próprias na televisão - TV Paraná Canal 6, (entre os anos de 1.965 até 1.968), além de serem os representantes do movimento hippie local nos anos 60.
O grupo Os Vondas estava em sintonia com o seu tempo, tanto nas questões estéticas quanto nas ideológicas.
Em 1.968, em pleno período de repressão iniciado com o AI-5 (Ato Institucional nº 5), o grupo compôs "Ponham as barbas de molho", música que antecipava conflitos no governo central por causa da ditadura militar. O refrão, perigoso para época, dizia "cabeças vão rolar..." A primeira cabeça foi justamente a da banda. A emissora recebeu pressão da censura e exigiu que a banda somente apresentasse músicas autorizadas pela censura.
Os Vondas nunca mais tiveram suas músicas liberadas. O grupo não teve mais oportunidade na mídia,
impedida de apresentar suas próprias composições.
Estigma que até hoje persegue grupos locais.
Estigma que até hoje persegue grupos locais.
Fonte:
A [Des]Construção da Música na Cultura Paranaense.
Organizado pelo historiador e pesquizador de cultura e música paranaense: Manoel J. de Souza Neto.
Editado pela Editora Aos Quatro Ventos da Casa Editorial Tetravento Ltda. 2004. Pg. 301.
Assinar:
Postagens (Atom)
