segunda-feira, 16 de maio de 2011

Os Vondas - A 1ª banda de Hard Rock paranaense.


L to R: Beto-Drum, Jotade Silva-Lead Guitar, Sergio Macedo-Rhythm Guitar, "Pufinho"-Sax, Gaucho-Bass.

         A banda paranaense "Os Vondas" foi fundada em 1.965, pelos músicos Jotade Silva e Serginho Macedo, ambos oriundos da banda "Os Traviatas", cuja existencia teve curtíssima duração, já que parte dos membros  não tinham objetivo de seguir carreira musical e estavam unidos apenas "por farra". Diz Jotade Silva.
         Os Vondas tiveram um papel importante na historia da música paranaense por terem sido um dos primeiros grupos musicais a apresentar composições próprias na televisão - TV Paraná Canal 6, (entre os anos de 1.965 até 1.968), além de serem os representantes do movimento hippie local nos anos 60.
         O grupo Os Vondas estava em sintonia com o seu tempo, tanto nas questões estéticas quanto nas ideológicas.
        Em 1.968, em pleno período de repressão iniciado com o AI-5 (Ato Institucional nº 5), o grupo compôs "Ponham as barbas de molho", música que antecipava conflitos no governo central por causa da ditadura militar. O refrão, perigoso para época, dizia "cabeças vão rolar..." A primeira cabeça foi justamente a da banda. A emissora recebeu pressão da censura e exigiu que a banda somente apresentasse músicas autorizadas pela censura.
         Os Vondas nunca mais tiveram suas músicas liberadas. O grupo não teve mais oportunidade na mídia,
impedida de apresentar suas próprias composições.
          Estigma que até hoje persegue grupos locais.
          Fonte:
          A [Des]Construção da Música na Cultura Paranaense.
          Organizado pelo historiador e pesquizador de cultura e música paranaense: Manoel J. de Souza Neto.
          Editado pela Editora Aos Quatro Ventos da Casa Editorial Tetravento Ltda. 2004. Pg. 301.

3 comentários:

  1. SAUDADESSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!! Bons tempos!
    http://youtu.be/cP6Xagoiafw

    ResponderExcluir
  2. SNIF!!!!!!!!!!!!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=cP6Xagoiafw&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  3. Grande Jota. Vamos marcar um dia para você me contar estas velhas histórias.. Abraços meu e-mail moglygonzalez@gmail.com

    ResponderExcluir